segunda-feira, 13 de maio de 2013

Lançamento do e-book “Em clima de Saúde, Previnindo com Ciência” produzido com base na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011

O maior evento de popularização da ciência no país é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, criada por decreto presidencial em 2004, tendo sua coordenação nacional Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), chegou à sua 8ª edição em 2011 tendo como tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”.
O evento "Em clima de saúde: prevenindo com ciência!", organizado pela Fiocruz Minas e pela ESP-MG, aconteceu em outubro de 2011 e integrou as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, contou com uma série de atividades ligadas a popularização da ciência.
Em 19 de fevereiro de 2013, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com o Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR) e o Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente (LAESA), promoveu o lançamento de um e-book fruto da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011, intitulado “Em Clima de Saúde: Prevenindo com Ciência! – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011”.

Figura 1: Capa do e-book (livro e CD).
O material traz um pouco do que vivemos na 8º edição da Semana de C & T 2011 apresentando da melhor maneira possível o tema da Semana em 2011. A intenção é que este material possa contribuir para a popularização da ciência por meio do desenvolvimento de atividades que valorizem a criatividade e a experimentação de alunos e professores.
Estiveram presentes na cerimônia o Diretor Geral da ESP-MG, Damião Mendonça Vieira, a Chefe do Laboratório de Educação de Saúde e Meio Ambiente do CPqRR/Fiocruz, Coordenadora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011e principal autora do e-book, Dra. Virgínia Torres Shall, o Gerente de Inteligência e Epidemiologia da Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais, Prof. Antônio José de Meira e representando o Chefe de Gabinete Militar do Estado de Minas Gerais, Coronel Luiz Carlos Dias Martins, o Capitão Sandro Heleno Gomes Ferreira, que é também um dos autores do E-book, e afirmou que a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil tem desenvolvido diversas atividades no sentido de aumentar a percepção de risco do povo mineiro. “Foi um prazer muito grande e nos sentimos privilegiados em participar. Depois da Semana de Ciência e Tecnologia na Escola de Saúde Pública, nasceu o sonho de entrarmos com a Defesa Civil nas escolas. A participação nesse evento foi o embrião. A sociedade mineira é a grande ganhadora”.
O material (impresso e eletônico) será disponibilizado para escolas estaduais de Minas Gerais e poderá auxiliar professores a complementarem suas aulas de uma forma lúdica e criativa. O formato eletrônico foi escolhido para o projeto para maior acessibilidade do material, já que a maioria das escolas hoje dispõe de uma estação de internet, e os jovens têm cada vez mais acesso à rede. Para os elaboradores do trabalho, é fundamental passar pra muitas pessoas essa reflexão e recriação das atividades desenvolvidas durante a pesquisa.
Segundo a Dra. Virgínia Schall, a iniciativa foi importante por proporcionar que alunos e professores possam discutir e refletir sobre questões de saúde e ambiente. “O que nos interessa é colocar uma semente de reflexão em cada aluno, porque eles serão os protagonistas no futuro, e em cada professor, que é o formador de milhões de outros alunos”.
O Diretor Geral da ESP-MG, Damião Mendonça Vieira, agradeceu aos diversos parceiros envolvidos no projeto e aos estudantes presentes, e enfatizou a satisfação da ESP-MG em participar do projeto e receber os estudantes e professores na Semana de Ciência e Tecnologia.
Os convidados assistiram ainda à palestra do professor de Castro Procópio, Artista plastico graduando em Gestão Ambiental, mobilizador do Projeto Manuelzão e membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas com o tema “Saúde e Meio Ambiente: Uma relação de interdependência”.

Foto 1: Capitão Sandro Heleno Gomes Ferreira; Damião Mendonça Vieira; Virgínia Torres Schall; Antônio José de Meira.
Foto: Harrison Miranda

Foto 2: José de Castro Procópio ministra palestra durante lançamento do e-book. Foto: Harrison Miranda.

FIQUEM ATENTOS:
Em breve, publicaremos no blog, o link do e-book. Para que vocês, nossos leitores, também tenham acesso a este material feito com tanto carinho!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário