terça-feira, 7 de maio de 2013

"A integração Fiocruz Minas com as escolas de ensino fundamental na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012"

    
Figura 1: Logotipo oficial do evento


    A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Acontece anualmente desde 2004, com uma ampla participação de universidades, escolas, centros de pesquisa, organizações não governamentais, prefeituras e governos estaduais.
     Em 2012, o Centro de Pesquisas René Rachou promoveu um evento intitulado "A integração Fiocruz Minas com as escolas de ensino fundamental na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012",  tendo como tema central sustentabilidade, economia verde e erradicação da pobreza.
    O evento aconteceu nos dias 16 a 19 de outubro de 2012, nas dependências da Fiocruz Minas no período da tarde e contou com a participação de alunos das últimas séries do ensino fundamental das escolas Escola Estadual Governador Milton Campos - Estadual Central, Escola Estadual Professor Caetano Azeredo, Escola Estadual Tito Fulgêncio e Escola Estadual Nossa Senhora do Belo Ramo.
   Tendo como principal objetivo aproximar os estudantes à ciência desenvolvida pela instituição de forma lúdica e interativa, desenvolvemos às seguintes atividades:
  -Exposição "Conheça os Cientistas da sua Terra";
 - Exposição "Nós do Mundo”;
 - Show de Ciência.
   Dentre as atividades propostas está a exposição “Conheça os Cientistas de Nossa Terra”, que foi montada no espaço cedido pelo Sindicato dos Funcionários da Fiocruz (ASFOC-MG). Os visitantes puderam aprofundar um pouco mais seus conhecimentos sobre os cientistas mineiros realizando a cruzadinha "Caça ao cientista".

Figura 2: Alunos na ASFOC (CPqRR/Fiocruz) participando da exposição “Conheça os Cientistas de Nossa Terra”.
    Outra atividade da programação do evento foi o "Cientista ao vivo", que aconteceu no auditório do CPqRR/Fiocruz Minas. Onde convidamos os pesquisadores/cientistas Cristiano Lara Massara (Laboratório de Helmintologia e Malacologia Médica), Carina Margonari (Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente), Laila Alves Nahum (Laboratório de Parasitologia Celular e Molecular) e Alexandre de Magalhães Vieira Machado (Laboratório de Imunopatologia) para participarem do bate-papo com os alunos. Já que o objetivo foi aproximar os estudantes à ciência desenvolvida na instituição, todos os cientistas convidados para participarem do bate-papo, desenvolvem seus trabalhos na instituição.  

Figura 3: "Cientista ao vivo" com a participação de Laila Nahum no auditório do CPqRR/ Fiocruz.
     Para abordar o tema central da Semana Nacional de C&T foi transmitido antes do bate-papo com o cientista o vídeo "A sustentabilidade - Gestão para Sustentabilidade" disponível no Youtube ( http://www.youtube.com/watch?v=GZ8js2FX0mU). 
     Foi uma semana de aprendizado e diversão para todos os envolvidos. A equipe do CECIS e o LaESA agradecem a participação das escolas e pesquisadores convidados para o evento!


Veja o vídeo de divulgação da Semana Nacional 2012: http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/5596/Semana_C_T_2012.html
(Fonte: http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/5391.html )



Nenhum comentário:

Postar um comentário