segunda-feira, 21 de março de 2011

Cientista ao Vivo, Cientista Online!

Projeto de popularização da ciência a ser realizado com a comunidade escolar de Belo Horizonte e região metropolitana


Coordenadora
Virgínia Torres Schall
Chefe do Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente Fiocruz MG
Colaboradoras do projeto:
Isabella Campos de Araújo - Psicóloga
Bárbara Ávila Maia - Estudante de Ciências Biológicas da UFMG.
Apresentação do Centro de Pesquisa René Rachou -  Fiocruz/MG:
Vinculada ao Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. Os conceitos que pautam a atuação da Fiocruz são: “promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico e ser um agente da cidadania” (Portal Fiocruz, 2007).
O Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente da Fiocruz Minas e o CECIS Centro de Educação, Ciência e Saúde - propõem o tema das doenças tropicais e sexualmente transmissíveis como gerador de discussão sobre os desafios contemporâneos da educação em saúde e divulgação da ciência brasileira.
Objetivos do projeto: "Cientista ao Vivo, Cientista Online":
1. Incentivar a comunicação e discussão sobre o estado atual da ciência em relação a doenças tropicais endêmicas e a doenças sexualmente transmissíveis que afetam as populações brasileiras;
2. Produzir intercâmbio de idéias entre pesquisadores da Fiocruz, alunos e professores da rede de ensino de Belo Horizonte e região metropolitana;
3. Divulgar a ciência e os cientistas brasileiros e, especialmente, os mineiros;
4. Socializar o conhecimento científico, estimulando o debate.
5. Incentivar o investimento em conteúdos e projetos de saúde no ensino básico, dentro da perspectiva da saúde como tema transversal, preconizada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e como temas geradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário