segunda-feira, 24 de junho de 2013

Divulgando a prevenção à Dengue na E. E. Caetano Azeredo

A dengue tem afetado grande número da população do Brasil, em especial em Minas Gerais, onde os casos da doença só têm aumentado a cada dia. Sabendo disso e da importância da educação na prevenção de doenças e da preservação da saúde, escolas mineiras estão buscando unir o conteúdo trabalhando em sala com a chamada “educação informal” para divulgar o combate ao mosquito Aedes aegypti.
Assim, o LaESA foi convidado pela Escola Estadual Caetano Azeredo, a realizar atividades relacionadas ao controle da doença para os alunos do ensino fundamental e um seminário voltado aos educadores da escola.
Nos dias 27 de março e 15 de abril de 2013, foram realizadas atividades diversas com alunos do 8° e 9° ano do ensino fundamental que abordavam o vetor, a forma de tramissão, os sintomas, a prevenção e curiosidades sobre a dengue. Dentre elas uma palestra e uma mostra interativa (“Casa Perigosa”, a exposição do ciclo do mosquito Aedes aegypti com a utilização de lupas e o vídeo “AnimaDengue”).
Já para os professores, foi realizado, dia 20 de abril de 2013, um seminário sobre a Dengue ministrado pela mestranda em Saúde Coletiva do CPqRR, Cláudia Gersen Alvarenga de Paiva. Ao final do seminário apresentamos os materiais educativos produzidos pelo LaESA e debatemos o assunto.


Foto 1 - Alunos da E.E. Caetano Azeredo assistindo ao vídeo "AnimaDengue".

Foto 2 - Alunos da E.E. Caetano Azeredo observando o ciclo do Aedes aegypti.

Foto 3 - Seminário ministrado por Cláudia Paiva aos professores da E.E. Caetano Azeredo.

Foto 4 - Seminário ministrado por Cláudia Paiva aos professores da E.E. Caetano Azeredo.


 

"DIA D" na Escola Estadual Maestro Villa Lobos

              Devido ao surto da dengue no estado de Minas Gerias nos últimos meses o governo de Minas criou o "Dia D" que foi realizado em todas as escolas estaduais de Minas.
             Com o lema “Todos contra a dengue”, no dia 12 de Abril de 2013 - o “Dia D”, realizamos na escola E.E.Maestro Villa Lobos, atividades ligadas ao controle da dengue. Dentre elas, uma palestra ministrada pela mestranda em Saúde Coletiva do CPqRR,  Claudia Gersen Alvarenga de Paiva, e atividades interativas com os alunos, como a exposição do ciclo Aedes aegypti (apresentando as suas 4 fases) e a apresentação da maquete “Casa Perigosa”.