quinta-feira, 29 de novembro de 2012

V Fiocruz Minas pra Você e Espaço Saúde e Cultura, durante o 44º Festival de Inverno da UFMG

V Fiocruz Minas Pra Você
       Com o objetivo de incentivar pais e responsáveis a levarem as crianças ao posto de saúde montado no local, para que recebam a vacina contra a poliomielite, no dia 16 de junho de 2012, das 8h às 17h,  o Centro de Pesquisas René Rachou - Fiocruz Minas promoveu na av. Augusto de Lima, 1715, Barro Preto (próximo ao Fórum Lafayette), em Belo Horizonte, a V Fiocruz Minas Pra Você!!! O evento é promovido pelo Centro de Pesquisas René Rachou - Fiocruz Minas  desde 2008, em Belo Horizonte. A ação também acontece na Fiocruz do Rio de Janeiro, há 18 anos.
     A data escolhida pela Fundação acompanha a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, feita pelo Ministério da Saúde (MS). Em Belo Horizonte, centenas de crianças são vacinadas todos os anos durante o evento.
       Em Belo Horizonte, o Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR), nome da unidade mineira da Fundação Oswaldo Cruz, realiza atividades de lazer, cultura, saúde e bem estar para as crianças, jovens e adultos, em conjunto com parceiros do evento, entre eles a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMS/PBH), Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (Sesc-MG), Fundação Ezequiel Dias (Funed), comerciantes do Barro Preto, entidades públicas e empresas privadas.
       O V Fiocruz Minas Pra Você apresentou também o mundo das ciências aos presentes, especialmente para as crianças e jovens. Laboratórios do CPqRR/Fiocruz Minas levaram às ruas equipamentos de uso interno e apresentarão curiosidades sobre os estudos e experimentos desenvolvidos na unidade. Nos estandes foram disponibilizados microscópios, maquetes de trabalhos científicos realizados pela instituição, crianças e adultos foram orientados sobre estudos em ciências por estudantes, professores e pesquisadores renomados na área.
     O LaESA realizou atividades interativas, jogos, "Cineminha LaESA" com o tema central "Dengue" e contou com a participação de muitos visitantes em seu estandes.



Foto 1: Equipe  LaESA organizando o estande.

Foto 2: Estande já organizado.

Foto 3: Cartaz de indicação do 'cineminha LaESA.

Foto 4: Visitantes da "Fiocruz Minas pra Você" assistido vídeos no  "Cineminha LaESA".

Foto 5: Visitantes da  "Fiocruz Minas pra Você" realizando atividades no estande LaESA.

Foto 6: Realização do "Jogo de Dardo" com perguntas sobre Dengue e Esquistossomose.

Foto 7: Estandes durante a realização da  "Fiocruz Minas pra Você".

Foto 8: Equipe LaESA e o "Zé Gotinha".

Foto 9: Equipe LaESA.



 44º Festival de Inverno da UFMG - Rede Saúde e Cultura de Minas Gerais.



    O Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente (LAESA) foi convidado a representar o Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR) - Fiocruz Minas, durante o "44º Festival de Inverno da UFMG",  para o lançamento da "Rede Saúde e Cultura de Minas Gerais". O evento aconteceu em Diamantina- MG, nos dias 18 a 20 de julho de 2012, no espaço saúde e cultura.


Figura 1: espaço saúde e cultura
Foto:  Patrick Azevedo


    A rede saúde e cultura visa a Promoção da Saúde e Qualidade de Vida do povo brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento humano sustentável, a partir do fortalecimento e aproximação das politicas públicas de saúde e da cultura. Trata-se de uma iniciativa da Fiocruz e da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

    Abaixo, encontra-se o vídeo de lançamento da rede Saúde e Cultura em Minas Gerais, disponível no site youtube: 







   Diante disso, o LAESA  foi convidado a participar do lançamento da rede em Minas Gerais, uma vez que, o laboratório desenvolve ações educativas na perspectiva da Promoção da Saúde. Suas atividades incluem a pesquisa, o ensino, a criação e avaliação de estratégias pedagógicas e o desenvolvimento de tecnologias e materiais educativos para a saúde. Ações educativas para a prevenção e o controle integrado de doenças infecciosas e parasitárias, como a dengue, constitui uma das linhas e pesquisa do LAESA. 
   Desse modo, o  LAESA levou a Mostra Interativa sobre a dengue. Esta é uma doença viral negligenciada, prevalente nos países de clima tropical. O vírus da doença é transmitido ao ser humano pela picada da fêmea do mosquito vetor Aedes aegypti, cuja reprodução requer recipientes que acumulam água.


Figura 2: As bolsistas do projeto Poliana Pedro e Walleska Goes preparando a mostra. 


   A Mostra Interativa sobre a dengue, trata-se de uma estratégia que proporciona ao visitante observar as fases de reprodução do Ae. aegypti por meio de equipamento óptico (lupas e microscópios).

Figura 3: Visitante observando uma das fases de reprodução do mosquito. 

   Juntamente com a mostra interativa, o  LAESA levou uma parte da exposição "Conheça os Cientistas da Nossa Terra", que objetiva divulgar o trabalho de 18 cientistas mineiros expostos em grandes banners. 

 


Figura 4: Exposição Conheça os Cientistas da Nossa Terra. 


Figura 4: Exposição Conheça os Cientistas da Nossa Terra. 

Maiores informações sobre a rede, encontram-se disponíveis no blog: 


Agradecemos o convite para participar do lançamento da Rede Saúde e Cultura!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

"Em clima de saúde: prevenindo com ciência!"


   O evento "Em clima de saúde: prevenindo com ciência!" aconteceu nos dias 17 a 21 de outubro de 2011 e fez parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011. Desenvolvido pela Fiocruz-Minas e pela ESP-MG, o evento contou com uma série de atividades  relacionadas com o tema "Mudanças climáticas, desastres ambientais e doenças negligenciadas".
   Dentre as atividades está a exposição "Conheça os cientistas da sua terra", que foi montada em uma das salas interativas do evento. Os visitantes puderam aprofundar um pouco seus conhecimentos sobre os cientistas mineiros realizando a cruzadinha "Caça ao cientista". 

Figura 1: Estudantes realizando a cruzadinha "Caça ao cientista"
na sala interativa com a exposição "Conheça os cientistas da sua terra".

   Outra atividade da programação do evento foi o "Cientista ao vivo", que aconteceu na "Tenda da Ciência" montada no jardim de inverno da ESP-MG. Vários bate-papos entre cientistas convidados, alunos e professores foram realizados durante a semana. O público alvo foi a comunidade escolar da Educação Básica, principalmente das séries finais do ensino fundamental e médio.

Figura 2: Dra. Virgínia Torres Schall participando do bate-papo do "Cientista ao vivo".


Os cientistas convidados e os temas abordados foram:

Cientista
Instituição
Tema abordado
Ulisses Confaloniere
FIOCRUZ Minas
Mudanças climáticas
Luiz Carlos Brant Carneiro
UFMG
Concepção de risco
Virgínia Schall
FIOCRUZ Minas
Educação em Saúde
Cibele Velloso Rodrigues
HEMOMINAS
Genética
José Marcello Salles Giffoni
UFMG
Práticas corporais
Renato Las Casas
UFMG
Astronomia
Maria do Carmo Barros de Melo
UFMG
Suporte básico de vida
Laila Alves Nahum
FIOCRUZ Minas
Biologia molecular


As seguintes escolas participaram do evento "Em clima de saúde: prevenindo com ciência!":


Escola Estadual Pandiá Calógeras
Escola Estadual Presidente Dutra

Escola Estadual Flávio dos Santos
Escola Estadual Nossa Senhora do Belo Ramo
Instituto São Rafael
Escola Estadual Sagrada Família II
Escola Estadual Caetano Azeredo



Agradecemos a todos que participaram da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 e que fizeram da mesma um sucesso!